Home Economia Banco e Cooperativa de Crédito: entenda a diferença entre eles

Banco e Cooperativa de Crédito: entenda a diferença entre eles

por Folha Financeira
0 Comente
banco-e-cooperativa-de-credito:-entenda-a-diferenca-entre-eles

Você já se perguntou qual é a diferença entre um banco e uma cooperativa de crédito? Neste artigo, exploraremos as peculiaridades que distinguem essas duas instituições financeiras para que você possa compreender melhor como funcionam e tomar decisões financeiras mais informadas.

Diferença entre banco e cooperativa

Propósito e estrutura

A principal diferença entre bancos e cooperativas de crédito está em seu propósito e estrutura. Bancos são instituições financeiras com fins lucrativos, enquanto cooperativas de crédito são organizações sem fins lucrativos, de propriedade cooperativa e operadas pelos próprios membros.

Propriedade e governança

Em bancos tradicionais, as decisões são geralmente tomadas por uma administração central e acionistas. Por outro lado, em cooperativas de crédito, cada membro, independentemente do tamanho de suas economias, possui uma parte igual na instituição e pode participar das decisões através do direito de voto em assembleias anuais.

Foco no lucro

Os bancos têm como principal objetivo a geração de lucro para seus acionistas, o que pode resultar em taxas e tarifas mais altas para os clientes.

Por outro lado, as cooperativas de crédito estão mais focadas em fornecer serviços financeiros de alta qualidade a preços acessíveis, uma vez que os lucros são compartilhados entre os membros na forma de dividendos ou reinvestidos na cooperativa.

Taxas e tarifas

Bancos tendem a cobrar taxas e tarifas mais altas por serviços bancários, como manutenção de contas e transações. Por sua vez, cooperativas de crédito geralmente oferecem taxas mais competitivas, tarifas menores e melhores taxas de juros sobre depósitos e empréstimos.

Serviços oferecidos

Tanto bancos como cooperativas de crédito oferecem uma ampla gama de produtos financeiros, incluindo contas correntes, poupança, empréstimos, cartões de crédito e investimentos. A diferença está na abordagem de atendimento e nas taxas associadas.

Seguro de depósito

Bancos são segurados pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), enquanto as cooperativas de crédito contam com a proteção do Fundo de Garantia do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

A diferença central entre bancos e cooperativas de crédito está na estrutura de propriedade e nos objetivos.

Bancos buscam lucros, enquanto cooperativas de crédito visam atender às necessidades financeiras dos membros de forma acessível e sustentável.

A escolha entre eles dependerá de suas preferências pessoais e necessidades financeiras específicas. Agora que você entende as diferenças, pode tomar decisões financeiras mais informadas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

2023 Tga Notícias © Todos os direitos reservados