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ITA 2025: veja critérios de correção da Redação

por Vestibulando Web
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O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recentemente divulgou detalhes sobre os critérios de correção da prova de redação para o Concurso de Admissão 2025. Este anúncio é de particular interesse para candidatos e educadores, dado que a redação do ITA é notória por demandar não apenas um alto nível de proficiência linguística, mas também um entendimento aprofundado de questões contemporâneas.

A divulgação dos critérios da redação ocorreu juntamente com a publicação das mudanças no Processo Seletivo 2025 do ITA.

A proposta da redação do ITA busca estimular um debate sério e informado sobre temas atuais, valorizando a capacidade dos candidatos de articularem conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação básica com a realidade contemporânea. Espera-se que os textos sejam marcados por clareza, concisão e lógica argumentativa.

O texto dissertativo-argumentativo deverá abordar um tema de relevância atual, desafiando os candidatos a desenvolverem uma discussão profunda que reflita as expectativas da banca examinadora. O objetivo é incentivar a produção de um texto autoral, que demonstre não apenas conhecimento técnico, mas também a habilidade de pensar criticamente e de se engajar com temas complexos e atuais.

Em termos das expectativas, a banca procura por candidatos que demonstrem excelente domínio da norma culta da língua portuguesa, desde o vocabulário escolhido até a organização dos parágrafos. Valoriza-se a autonomia do jovem escritor, sua capacidade de engajar com as atualidades e de articular argumentos de forma clara, precisa e coerente.

A prova de redação do ITA não só testa a habilidade dos candidatos em produzir textos bem-estruturados, mas também avalia a profundidade de sua leitura crítica e a originalidade de seu pensamento. Um projeto de texto bem-sucedido demonstrará uma identidade única e autoria clara, evitando fórmulas prontas e clichês.

Quanto à avaliação, a redação será anulada se não atender ao tema proposto, ao tipo de texto solicitado ou às instruções específicas da prova. Os critérios incluem a adequação ao tema, a coesão e coerência textual, a modalidade linguística, bem como a capacidade de argumentação e a organização do texto. Serão especialmente valorizados os textos que conseguirem ir além da superfície do tema, explorando-o de maneira crítica e refletida.

Por fim, o ITA reforça que a competência em redação é essencial não apenas para o sucesso no vestibular, mas também ao longo de toda a carreira acadêmica e profissional dos futuros engenheiros. A prova de redação do Concurso de Admissão 2025 se apresenta como uma oportunidade para os candidatos demonstrarem sua habilidade de comunicar ideias complexas de forma eficaz e persuasiva.

Critérios de Correção da Redação no Vestibular 2025 do ITA

Os candidatos ao ITA devem se preparar para uma prova de redação que desafia suas habilidades de escrita e pensamento crítico, enfatizando a importância da leitura e da capacidade de argumentação fundamentada. Acompanhar as orientações do ITA é essencial para quem busca se destacar nesse competitivo processo seletivo.

Veja o que consta no documento publicado pelo ITA, referente à redação no vestibular 2025:

A prova de redação do Concurso de Admissão ITA-2025: proposta, expectativas da banca e critérios de avaliação

I. INTRODUÇÃO

A redação do ITA fomenta o debate sério a respeito de tema atual. Nesse sentido, valoriza o conhecimento de mundo ao longo da formação básica, a relação entre a atualidade e o tema, numa demonstração clara de leitura em estrutura profunda. Dá mérito àqueles que escrevem com clareza, concisão e raciocínio exemplares.

II. PROPOSTA

Trata-se de um texto dissertativo-argumentativo a respeito de um tema de relevância atual. Cabe ao candidato fazer um projeto de texto que opere todas as possibilidades argumentativas em prol da organização de uma redação que discuta a proposta num nível que satisfaça a expectativa da banca. Para provocar o vestibulando à construção de um texto autoral, a proposta se alinha às discussões mais atuais, conflitantes, desafiadoras, estimulantes e cruciais do país, que exigem de um jovem aspirante à engenharia uma operação cognitiva, atualizada e moderna, forjada nos bancos escolares que tenham estimulado a leitura crítica, diária e sua relação com a formação de um sujeito que empreende, em seu projeto de vida, a lógica que o caracteriza como apto ao exercício diário de reflexão que o futuro profissional exigirá.

III. EXPECTATIVAS DA BANCA

A prova é pensada e elaborada para um adolescente. Como ela se pauta num tema da atualidade, obviamente a banca espera um vestibulando capaz de articular bons argumentos, numa estrutura estudada durante a Educação Básica, por meio da qual se demonstre intimidade com o debate, leitura crítica, argumentos desvinculados de fórmulas prontas, altíssima criticidade e excelente domínio da norma culta. Desde as escolhas vocabulares até a organização dos parágrafos, espera-se um jovem autônomo, que saiba fazer bom uso das atualidades, articulando variadas possibilidades argumentativas, sobretudo aquelas contidas nos estudos do Ensino Médio.

Nessa direção, reitera-se a busca por candidatos que tenham a leitura como hábito e que também produzam textos claros, concisos e bem estruturados.

A clareza se dá em três níveis: o da ordem sintática bem construída, conectada e pontuada; o do uso lexical produtivo em que cada palavra coopere para o sentido pretendido; e o do conteúdo assertivo.

A concisão exige um trabalho de busca intensa, que culmina com ideias bem colocadas, sem redundância e precisas. Isso porque, desde o início da carreira, exige-se do aluno do ITA uma escrita científica, caracterizada por esses elementos.

A estrutura exige fuga das fórmulas prontas e engessadas. O fio condutor argumentativo deve partir de um projeto de texto que demonstre identidade e autoria. Valoriza-se o redator que opera bem a ordem das frases, dos períodos e dos parágrafos.

Assim, a prova de redação pretende revelar tanto jovens leitores profícuos, quanto bons redatores, pois usarão esses conhecimentos não só na produção dos inúmeros gêneros exigidos durante a graduação, como na carreira.

IV. AVALIAÇÃO

Será anulada a redação do vestibulando que não atender ao tema, ao tipo de texto ou às instruções da prova. Uma vez passado por esse crivo, seguem abaixo os itens avaliados:

Tema

A proposta temática se dá a partir de um enunciado, acompanhado de uma coletânea, que apenas norteia a reflexão, mas não a solidifica nem concretiza nenhum pensamento da banca. A partir dela, e não somente por ela, são possíveis caminhos reflexivos autônomos, de modo que o candidato deve considerar o seu próprio conhecimento de mundo, ampliando-o para além de mera definição, conceituação ou simplesmente ligá-lo a uma linha filosófica sem dar o traço de atualidade que o tema exige.

Tipo de texto

A escolha e a relação dos argumentos, na tipologia da dissertação argumentativa, devem estar fundamentadas em um ponto de vista crítico, trabalhado de forma clara e por meio de argumentos consistentes ao longo do texto. A tipologia argumentativa não permite paráfrases ou meras cópias da coletânea; ao contrário, ela implica relações do sujeito que escreve com o mundo que o cerca, ao ponto de o próprio redator se permitir análises de causa, consequência, finalidade, concessão, comparação, proporção, entre tantas possibilidades de operações cognitivas. O leitor, no caso a banca, segue por esse caminho, numa espécie de debate silencioso, cujo vencedor será aquele que bem colocar seus parágrafos a serviço da lógica, a lógica a serviço da clareza, distribuída em cada parte do texto, numa progressão temática irreparável. Assim, será bem sucedido o candidato que evidenciar a capacidade de ultrapassar as fórmulas prontas, na sustentação de um ponto de vista com argumentos logicamente constituídos.

Coerência

A construção de um texto coerente envolve a avaliação de como o candidato opera a organização dos argumentos de modo claro sem contradições internas ou externas. Na educação básica, estudam-se os argumentos inválidos, que não servem à discussão científica. Por outro lado, veracidade, precisão, relevância e pertinência caracterizarão os bons textos. Valoriza-se, assim, a capacidade de convencimento do texto, no sentido de fundamentar a conclusão com argumentos válidos.

Coesão

Avalia-se a construção da unidade textual em frases e parágrafos bem integrados por meio do uso dos mecanismos de coesão textual, previstos nos estudos do Ensino Médio. Não se valoriza o uso conectores arcaicos, desvinculados da contemporaneidade do tema, que, inclusive engessam a fluidez da lógica. Assim, será bem avaliado o redator que revelar habilidade estabelecer relações entre as partes do texto, demonstrando efetivamente a consciência no uso de elementos anafóricos e catafóricos.

Modalidade

A avaliação do critério de modalidade está relacionada à adequação ao registro escrito da norma-padrão escrita da Língua Portuguesa registrada no Brasil. Isso implica consciência na seleção lexical e excelente domínio das regras gramaticais que envolvem a correta ortografia, acentuação, concordância, regência, organização sintática em ordem direta, com pontuação equilibrada que valoriza o ponto-final ou o encadeamento de ideias por meio de orações subordinadas. Nessa direção, não são bem vistos períodos longos e exaustivos, erros gramaticais repetitivos e usos léxicos, repetitivos ou arcaicos, que comprometam a clareza e a fluidez da leitura. Assim, será bem avaliado o candidato que faz uso sóbrio da língua, a favor da exposição clara e leve de suas ideias.

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